O livro é uma excelente oportunidade para despertar o hábito de leitura e precisa trazer mais do que simples diversão; precisa garantir ao aluno a conquista do prazer por meio de uma leitura contextualizada, significativa e cultural.
– A nova escola de Sara
Sara vai mudar de escola e lidar com novos desafios, fazer novas amizades e encarar todas as novidades desta mudança. Escrito por Gisele Gama Andrade e publicado pela editora Abaquar, a obra é uma ótima oportunidade para falar sobre a volta às aulas e recepcionar os novos alunos. Indicação: ensino fundamental.– O menino que queria virar vento
Cheia de poesia e sensibilidade, a história fala sobre o tema da saudade e como podemos lidar com esse sentimento. O personagem principal quer virar vento para conseguir visitar uma amiga que está distante. Dessa forma, a obra é também uma porta de entrada para falar sobre emoções que os alunos experimentaram durante a pandemia, como saudade, luto, perdas, etc. Escrito por Pedro Kalil Auad – editora Aletria. Indicação: ensino fundamental.
– O primeiro dia de Chu na escola
Essa dica de leitura é para os alunos mais novinhos da Educação Infantil. Chu vai ter seu primeiro dia de aula em uma escola de verdade! Ele sente medo, angústia, animação e mais um monte de sentimentos que seus alunos também podem estar experimentando. Portanto, que tal fazer essa identificação a partir da leitura? Escrito por Neil Gaiman e publicado pela Rocco Pequenos Leitores. Indicação: educação infantil.
– Tenho monstros na barriga
Já que estamos falando de sentimentos e emoções, temos mais uma dica de leitura que pode ajudar nessa temática! Escrito e publicado por Tonia Casarin, o livro fala de todos os monstrinhos, ou melhor, sentimentos que habitam a barriga de um garotinho. Indicação: da educação infantil aos anos iniciais do ensino fundamental.
Fonte: Árvore de Livros Disponível em: (www.arvore.com.br)