O livro é uma excelente oportunidade para despertar o hábito de leitura e precisa trazer mais do que simples diversão; precisa garantir ao aluno a conquista do prazer por meio de uma leitura contextualizada, significativa e cultural.
Sabemos que a leitura é o caminho para ampliação da percepção do mundo à nossa volta desde pequenos, através da imaginação nos momentos de interação com a família e escola. Quanto mais a criança tem contato com livros, mais esperta, interessada, integrada, comunicativa com o seu meio estará, porque descobrem esse fantástico universo, explorando e compartilhando com todos que a rodeiam.
Apenas 37% dos brasileiros costumam ler
para as crianças diariamente
Embora 96% das pessoas acreditam que a leitura é importante para os pequenos, mas o trabalho deve ser em conjunto entre a família e escola. Isso se dá por causa dos diferentes perfis de pais que não compreendem a importância das aprendizagens e a sua valorização, através da leitura e das práticas escolares. Existe um movimento: Todos pela Educação, que dividiu os pais de crianças e jovens de 04 anos a 17 anos em cinco grupos, de acordo com o vínculo que demonstram ter com os alunos e quanto valorizam o ensino.
O perfil ideal, de adultos próximos dos filhos e comprometidos com a escola:12% do total, envolvidos com a escola: 25%, vinculados com os filhos: 27%, intermediários: 17% e distantes: 19%. Para Alejandra Meraz Velasco, coordenadora-geral do movimento, a escola pode estimular de maneiras diferentes com cada um dos perfis para torná-los mais próximos de ambientes motivacionais em casa e na escola.
Portanto, sabemos que podemos mudar esse quadro, pois vocês pais que estão envolvidos com os filhos, podem continuar em casa o trabalho que estamos concretizando todos os dias em sala: o momento da leitura e a exploração da oralidade. Esse convite é um momento edificante, pois ajudam a construírem esse caminho encantador em casa, antes de dormir. Sugerimos os Contos Clássicos que são ricos em valores construtivos e estimulantes para o expressar dos pensamentos e sentimentos de nossas crianças.
“O país é feito por homens e livros”.
Monteiro Lobato