Pedagógico

A filosofia educacional da Escola Arara Azul é inspirada nos princípios de liberdade e solidariedade humana, tendo como finalidade o pleno desenvolvimento do aluno e seu preparo para o exercício da cidadania. A proposta educativa é concebida nos ideais do sócio-interacionismo, integrando Projetos Interdisciplinares, Estações de Aprendizagem, Linhas de Investigação e materiais didáticos do Sistema de Ensino Farias Brito. Sob o olhar da abordagem de Reggio Emília, concebida como Pedagogia da Escuta, as estações de aprendizagem e as linhas de investigação entrelaçam a pesquisa, produções artísticas e de textos, observação, discussão, entrevistas, explorações de números e o que mais for necessário para as crianças experimentarem e, com isso, avançarem. Acreditamos que a aquisição do conhecimento é um processo contínuo e crescente e não se esgota em nenhuma fase do desenvolvimento humano. A nossa escola trabalha de forma contínua, não fragmentada em cada etapa, propiciando as múltiplas linguagens de forma significativa; o jogo e o brinquedo como fontes de aprendizagem em que a criança articula o conhecimento em relação ao mundo; a observação, a preservação da natureza; o estímulo à autonomia e à construção da identidade da criança.

Pedagógico INFANTIL I.

As atividades lúdicas são construídas na primeira fase da educação infantil por meio de brincadeiras, jogos, a hora do faz de conta para significar a razão dos conhecimentos prazerosos. Por esse motivo utilizamos o portfólio como registro de todo crescimento cognitivo da criança.


Pedagógico INFANTIL II.

As atividades que desenvolvemos nessa fase estimulam as habilidades a serem construídas por meio do movimento, da musicalização e da socialização respeitando a infância e toda sua singularidade. O registro do desenvolvimento da criança é por meio do portfólio.


Pedagógico INFANTIL III.

Atividades envolvem diversas experiências interessantes e socializadoras, em um mundo cheio de desafio e descobertas, por meio de histórias, poemas, canções, trava-línguas, receitas, jogos, números, brincadeiras e pesquisas. Dessa maneira, o uso de variados recursos e materiais são utilizados na estimulação à aprendizagem significativa ampliando o domínio de habilidades apropriadas para essa faixa etária. A coleção Fazer e Brincar do Sistema Farias Brito de Ensino trabalha as linguagens: oral e escrita, a matemática, artes visuais, movimento, música e promove a investigação e o início à aprendizagem consciente.


Pedagógico INFANTIL IV.

Na coleção Fazer e Brincar do Sistema Farias Brito de Ensino, as atividades proporcionam a curiosidade, a formação de opiniões com o grupo de sala e em família por meio dos eixos das linguagens: oral e escrita, a matemática, artes visuais, movimento, música. Desenvolvemos propostas estratégicas para ampliar as habilidades do psicomotor amplo e fino. As atividades ressaltam brincadeiras cantadas e com palavras, cantigas de roda, gestos sonoros e corporais, apresentação de alguns artistas e suas obras, jogos, descobertas sobre o meio ambiente, poesias, músicas, adivinhações, rimas e muita história.


Pedagógico INFANTIL V.

As atividades da coleção Fazer e Brincar do Sistema Farias Brito de Ensino promove além da estimulação às habilidades, a investigação, o senso crítico por meio de uma aprendizagem significativa, interagindo os colegas de sala de aula e toda a família. O material contribui para a ampliação dos princípios da autonomia, responsabilidade, sensibilidade, ludicidade e a diversidade artística e cultural. Intensificamos os princípios dos valores e na elaboração de exercícios diferenciados, interdisciplinares, favorecendo as aprendizagens sistematizadas, contextualizadas por meio de sequências didáticas.