TRABALHANDO A INDEPENDÊNCIA DA CRIANÇA DE 2 a 6 ANOS


Para se ter o hábito é necessário a implantação da rotina e nas atribuições do dia-a-dia inclua a ajuda da criança, solicitando da seguinte forma:


-NA ALIMENTAÇÃO

Estimule a criança a comer sozinha, caso ainda não faça, deixe uma colher com ela e pegue outra colher para colocar a comida na boca dela, nunca tire a colher da sua mãe e comece a dar a comida, impedindo-a de comer com a própria mãozinha.

É importante que os adultos da casa comam no mesmo horário que a criança, de preferência juntos na mesma mesa e não em locais separados, a criança sentirá estímulo em ver o adulto comer.


- NA ARRUMAÇÃO DO QUARTO

Solicite a ela ajuda para colocar as coisas no lugar, organizar os brinquedos, levar os calçados e roupas usadas para o banheiro (nunca querer que ela consiga fazer certinho, mas motivá-la a fazer do jeitinho dela) e nunca esquecer de elogiar.


- GUARDANDO OS BRINQUEDOS

Espalhar, brincar e depois guardar, deve-se fazer esse combinado antes de começar a brincadeira, depois fazer juntamente com ela, nunca fazer tudo e deixar ela só olhando, além do mais, ela vai gostar de ajudar, às vezes só falta incentivar.


- INDO E VINDO DA ESCOLA

Ao trazer e ao buscar na escola, tente estimular para que a criança desça do carro segurando a sua mão e não pegue no colo todos os dias e todas as vezes, ela precisa caminhar, essa ação faz parte da independência. Segue modelo de rotina básica, somente como sugestão.