APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

A ARARA AZUL ACREDITA QUE A EDUCAÇÃO DEVE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA AQUISIÇÃO DE NOVOS COMPORTAMENTOS QUE EXERCITAM A ATIVIDADE CEREBRAL. ISSO QUER DIZER QUE O PROCESSO PEDAGÓGICO QUE CONSIDERA OS MECANISMOS DAS FUNÇÕES MENTAIS, FUNDAMENTA SUA PRÁTICA NUMA PERSPECTIVA NEUROBIOLÓGICA, AUXILIANDO AS CRIANÇAS NAS INÚMERAS APRENDIZAGENS POR MEIO DOS ESTÍMULOS ADEQUADOS NA INFÂNCIA, DAS IMPORTANTES RELAÇÕES COM O OUTRO E RESPEITANDO AS CONDIÇÕES DE SAÚDE EMOCIONAL QUE PERPASSA NO TIPO DE SAÚDE QUE ELA APRESENTA, NOS ASPECTOS CULTURAIS E NOS MODELOS PRATICADOS EDUCACIONAIS QUE COMPREENDEM QUE AS EXPERIÊNCIAS INTEREGEM OS CONHECIMENTOS E DESENVOLVEM AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A REALIZAÇÃO PESSOAL DO SER HUMANO INTEGRALMENTE, DEVENDO ESSAS POTENCIALIZAR OS CONHECIMENTOS.   

NOSSA PROPOSTA E OS RECURSOS METODOLÓGICOS PARTEM DA CERTEZA QUE AS ATITUDES, AS HABILIDADES SÃO ESSENCIAIS PARA QUE AS CRIANÇAS CRIEM ESTRATÉGIAS DE QUALIDADE DE VIDA. ENTÃO, O PRAZER OPORTUNIZA MOMENTOS DE ATENÇAO, MEMÓRIA, PERCEPÇÃO, EMOÇÃO, EXERCITANDO O CÉREBRO.

PARA QUE A CRIANÇA SE ENCANTE NA ESCOLA, GARANTIMOS O BEM ESTAR E QUE AS SUAS CONSTRUÇÕES SEJAM RELEVANTES EM TODO CONTEXTO DE SUA HISTÓRIA.

CERTAMENTE É COMPROVADO QUE O COMPORTAMENTO HUMANO É RESULTADO DO SISTEMA NERVOSO, DO CONJUNTO DE REDES NEURAIS E O NÚMERO DE NEURÔNIOS E SUAS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS. MULTIPLICAM A CAPACIDADE DE HABILIDADES NA INFÂNCIA POR MEIO DAS VIVÊNCIAS CORPORAIS, PROCESSANDO EM INFORMAÇÕES RELACIONDAS À COGNIÇÃO, AS EMOÇÕES, COMO RECEBE O SENTIR E PERCEBER, O GOSTAR DE RIR, DORMIR, ALIMENTAR, FALAR, MOVIMENTAR-SE, COMPREENDER, CALCULAR, EMOCIONAR. ENFIM, APRENDER.

PROMOVEMOS A MEDIAÇÃO DAS DESCOBERTAS DOS ALUNOS, POR MEIO DA REORGANIZAÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES, O QUE CONDUZ A CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DAS ESTIMULAÇÕES COGNITIVAS ESPECÍFICAS RESPEITANDO O TEMPO DE MATURAÇÃO NEUROLÓGICA. O PROGRESSO DOS ALUNOS NESSA ABORDAGEM MAIS CIENTÍFICA ULTRAPASSAM OS MODELOS ACADÊMICOS E SE ESTENDEM À NEUPLASTICIDADE FOCADA NO RESULTADO SIGNIFICATIVO DA EDUCAÇÃO, CONSIDERANDO A ÉTICA, O COMPROMISSO DE RECONHECER AS MUDANÇAS NEUROBIOLÓGICAS QUE PROVAM QUE O APRENDIZADO SE DÁ PELOS DIÁLOGOS, OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE OBSERVAR OS FENOMÊNOS NATURAIS DO COTIDIANO, INCLUINDO AULAS DINÂMICAS, COM A FINALIDADE FAVORÁVEL DE ATENDER O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NUM CONTEXTO PARTICULAR, ADEQUADO COM UMA MÁGICA DO ENSINAR E APRENDER.

CONCIENTIZAR QUE AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NÃO PODEM SER VISTAS COMO UMA PANACÉIA PARA A SOLUÇÃO DAS DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM E DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS FUNDAMENTAM A ELABORAÇÕES DE CONTEÚDOS VOLTADOS PARA AS ESPECIFICIDADES, FORNECENDO “INSIGHTS” SOBRE AS CAPACIDADES E LIMITAÇÕES DO CÉREBRO DURANTE O PRCESSO DE APRENDIZAGEM, DECLARANDO QUE ALGUNS AMBIENTES FUNCIONAM OU NÃO NESSE PROCESSO CONSTRUTIVO DO CONHECER.  

NOSSA EDUCAÇÃO INFANTIL FACILITA VIVÊNCIAS COMPORTAMENTAIS, E PREPARA O CÉREBRO PARA NOVAS E COMPLEXAS APRESNDIZAGENS, EXPONDO O ALUNO AOS ESTÍMULOS SENSORIAIS, MOTORES, EMOCIONAIS E SOCIAIS POR MEIO DE VARIADAS E REPETIDAS AÇÕES, CONTRIBUINDO PARA A MANUTENÇÃO DAS SINAPSES JÁ ESTABELECIDAS, COM A PRESERVAÇÃO DE COMPORTAMENTO E PARA A FORMAÇÃO DE NOVAS SINAPSES, RESULTANDO EM NOVOS COMPORTAMENTOS.

A FALTA DE ESTIMULAÇÃO À CRIANÇA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, LEVARÁ A PERDA DE SINAPSES, APRESENTANDO DIFICULDADES DE APRENDER, PORQUE O CÉREBRO DELAS AINDA NÃO TEVE A OPORTUNIDADE DE UTILIZAR TODO O POTENCIAL DE REORGANIZAÇÃO DE SUAS REDES NEURAIS.  PORTANTO, QUANTO MAIS ESTÍMULOS E ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM, MAIS CHANCE DE RECUPERAR O TEMPO PERDIDO E AS HABILIDADES SERÃO DESENVOLVIDAS. 

NOSSA ESCOLA FAZ A DIFERENÇA, POIS O FAZER E O DESFAZER SÃO UMA PROPRIEDADE QUE GARANTE A CONEXÃO ENTRE OS NEURÔNIOS E NÃO DEIXA O QUESITO DO ESQUECIMENTO.  MOBILIZAMOS O NOVO PARA TRABALHAR OS ESQUEMAS MENTAIS E OS ENVIAMOS PARA OS ARQUIVOS CEREBRAIS, POR ISSO PRATICAMOS AULAS CONTEXTUALIZADAS, COM TEMPO LIMITADO PARA QUE TODOS POSSAM RETER A ATENÇÃO NECESSÁRIA, INTERVALOS OU MUDANÇAS DE ATIVIDADES QUE TRAGAM INFORMAÇÕES RELACIONADAS COM SUAS EXPERIÊNCIAS E INTRECALADAS PARA RECUPERAR O FOCO: ATENÇÃO.  AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA NOSSA INSTITUIÇÃO, SELECIONAM AS INFORMAÇÕES MAIS RELEVANTES PARA O BEM ESTAR E CONHECIMENTO DE MUNDO. ACREDITAMOS QUE ASSIM, AS CRIANÇAS MEMORIZAM E APRENDEM. LOGO, ASSOCIAMOS RECURSOS MULTISSENSORIAIS PARA FIDELIZAR A UMA APRENDIZAGEM CONSOLIDADA POUCO A POUCO, NO PERÍODO DO SONO, QUANDO OCORREM AS CONDIÇÕES PROPÍCIAS DA NEUPLASTICIDADE (CÉREBRO QUE REORGANIZA SUAS SINAPSES, ELIMINANDO AS EM DESUSU E FORTALECENDO A IMPORTANTES DO COTIDIANO).

DEVIDO A ESSA PREMISSA, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE QUE A CRIANÇA DURMA COM QUALIDADE PARA A MÉMORIA, O  DESPERTAR COM VONTADE DE ABSORVER EXPERIÊNCIAS APREENDIDAS E SIGNIFICATIVAS COM RE-EXPOSIÇÃO AOS CONTEÚDOS, AUMENTO DOS GRAUS DE COMPLEXIDADE CRESCENTE E POR MEIO DE MATERIAL ADEQUADO PARA A MATURIDADE EMOCIONAL/COGNITIVA, AMBIENTE DE ESTUDO EM CASA, ACESSO A VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS, INCENTIVOS POR PARTE DA ESCOLA/FAMÍLIA.

A NEUROCIÊNCIA COMPROVA QUE SÃO AS EMOÇÕES QUE ORIENTAM AS APRENDIZAGENS, REGULAM O MEDO, ANSIEDADE, RAIVA, PRAZER. PORTANTO, ATENÇÃO! CUIDADO COM POSITIVIDADE OU NEGATIVIDADE DESSAS EMOÇÕES, QUE PODEM FAVORECER OU NÃO AS MEMÓRIAS.  POIS APRENDEMOS NÃO SÓ PELO CÉREBRO, MAS, TAMBÉM, PELA SAÚDE EM GERAL. NESSE SENTIDO, OBSERVEMOS A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PSICOMOTORAS E UMA DIETA BALANCEADA CONTRIBUINDO PARA O PROCESSO DA APRENDIZAGEM.

NOSSOS PEQUENOS APRENDIZES ESTÃO EM TRANSFORMAÇÃO, SEUS CÉREBROS ESTÃO MUDANDO DE TEMPOS EM TEMPOS E SUAS FUNÇÕES EXECUTADAS ELABORAM SOLUÇÕES DE PROBLEMAS E AUXILIAM NA AUTOREGULAÇÃO DO COMPORTAMENTO.